Como estão nossas Calçadas?

Todos nós transitamos em algum momento por calçadas. Como estão as calçadas do trajeto que você faz no dia a dia? Facilitam ou dificultam você caminhar?
As calçadas que você transita oferecem facilidades para pessoas com mobilidade reduzida? Idosos caminhariam com facilidade? E cadeirantes? É possível passar com carrinhos de bebê?


Convidamos você a avaliar as calçadas por onde caminha, para contribuir com a discussão da mobilidade dos pedestres em nossa cidade.



As calçadas tem importância fundamental para o transporte. Segundo dados do IBGE (2010), no Brasil cerca de 30% das viagens cotidianas são realizados a pé, principalmente em função do alto custo do transporte público.

Calçada de boa qualidade é um equipamento urbano fundamental para a mobilidade de todos: jovens, adultos e também para crianças, idosos e pessoas com deficiência física, que demandam pavimentos bem nivelados, sem buracos, e dotados de rampas de acesso para cadeiras de rodas.

As calçadas devem ser suficientemente largas e, sempre que possível, protegidas por arborização para conforto de quem anda sob o sol. E bem iluminadas, para quem caminha à noite.

E, ainda, calçadas devem ser complementadas por faixas de segurança, equipamento básico para a travessia segura das ruas. Além disso, semáforos especiais, placas de sinalização e outros equipamentos de segurança podem ser necessários nas vias de maior movimento.

É importante estimular a melhoria das condições de mobilidade para pedestres em nossa cidade, para que todos possam transitar com segurança e conforto. Construir calçadas dentro dos padrões exigidos e mantê-las em boas condições de conservação além de ser obrigação do poder público e de nós munícipes, é um gesto de gentileza urbana, que estimula o respeito com as pessoas e o cuidado com o lugar onde a gente vive.

Para saber os padrões de construção de calçadas em Piracicaba você pode consultar o Manual sobre Calçådas da Cidade de Piracicaba:

Esta ação é baseada na Campanha Calçadas do Brasil do Mobilize Brasil. No site você pode consultar o ranking das calçadas brasileiras: http://www.mobilize.org.br/campanhas/calcadas-do-brasil/sobre



Assim, convidamos você a participar da atividade "Como estão nossas Calçadas?" Faça uma avaliação de uma calçada perto de sua casa/trabalho, tire fotos dela, nos envie e postamos os resultados no Blog!



Regras de participação:

Para participar desta atividade basta baixar a ficha de avaliação AQUI, ler o Manual sobre Calçadas da Cidade de Piracicaba, e escolher a calçada que você vai avaliar.

Depois é só enviar suas notas, comentários e fotos para o e-mail: avaliacao.mobilidade@gmail.com. Nós publicaremos aqui no Blog toda terça e quinta sua avaliação! Participe!