quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Neste ano de 2012 vamos realizar a 2a Semana de Mobilidade de Piracicaba!
A Semana acontece entre os dias 17-22 de setembro.

A Programação encontra-se detalhada neste blog, na aba ao lado, e no facebook, mobilidadepiracicaba, curta, compartilhe, contribua com a divulgação e participe!

Os objetivos da Semana permanecem os mesmos: sensibilizar os cidadãos sobre a questão da mobilidade na cidade. Falar sobre Educação e segurança no trânsito, acessibilidade, uso de bicicletas como meio de transporte, qualidade do transporte público, das ruas e calçadas...Proporcionar espaços de diálogo, reflexão e troca de experiências sobre a questão da mobilidade no município de Piracicaba, a fim de informar a sociedade e formar cidadãos e representantes públicos capazes de intervir ativamente a favor da mobilidade sustentável e contribuir com as políticas públicas relacionadas ao tema. 

Confira o vídeo, resultado da 1a Semana, de 2011:




A questão da mobilidade urbana no Brasil e em muitos países vem seguindo um caminho contraditório: de um lado encontra-se apoiada em modernas e inovadoras tecnologias, e do outro retrocede, com problemas de congestionamento cada vez mais recorrentes, matriz energética altamente nociva ao meio ambiente e à saúde humana, poluição sonora, oferecimento de condições desiguais de acessibilidade (calçadas intransitáveis, transporte coletivo precário e ausência de infra-estrutura cicloviária), violência no trânsito, e uma série de outros efeitos negativos provocados pelo uso predominante do automóvel.

As políticas de mobilidade têm adotado um modelo que contraria o bem comum através do incentivo e privilégio ao uso do automóvel. Essa lógica vem se mostrando incapaz de satisfazer os anseios de melhoria da qualidade de vida da sociedade e isso tem levado muitos países a procurar alternativas para a mobilidade, voltadas às tecnologias mais limpas e sustentáveis, à visão de coletividade, à acessibilidade para todos, e à valorização dos pedestres e dos meios de locomoção não motorizados.
    
Piracicaba, como a maior parte das cidades médias e grandes do país, vem seguindo este modelo de predominio do uso do automóvel em relação ao transporte público ou não motorizado. De 2000 a 2010 a frota de automóveis passou de 87 mil para 136 mil veículos (aumento de 56%), sendo que neste mesmo período a população do município cresceu apenas 11%. O transporte público nesta última década teve um decréscimo no número de usuários e, apesar de contar com um Plano Cicloviário que abrange as principais rotas do município, a extensão da estrutura de ciclovias ainda é pequena e focada para atividades de lazer. Como conseqüência deste modelo temos o agravamento dos já citados problemas ambientais, de trânsito e de saúde pública no município.

Dado este cenário, é que surge a demanda da promoção de espaços que envolvam a sociedade civil e o poder público na discussão sobre a mobilidade urbana do município para que possam ser implementados os princípios e diretrizes de: valorização do ser humano; respeito ao meio ambiente; incentivo ao uso de transporte público; e direito à informação e transparência administrativa, previstos, dentre outros, na Política Municipal de Mobilidade de Piracicaba (Lei Complementar no 187 de 10 de outubro de 2006).



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