domingo, 9 de setembro de 2012


Está chegando a 2a Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba!!

De 17 a 22 de setembro de 2012 vamos refletir e debater sobre como melhorar a mobilidade e a qualidade de vida em nossa cidade, e temas como o excesso de veículos nas ruas, o respeito aos pedestres e à acessibilidade, o transporte público, as ciclovias e ciclofaixas, entre outros temas.

Realizada conjuntamente por diferentes organizações da sociedade civil, órgãos públicos, instituições de ensino e cidadãos interessados no tema, a semana contará com intervenções, atividades culturais mesas-redondas, oficinas e passeata.


Confira a programação e venha participar das atividades!


Programação:


Segunda-Feira 17.09

17h00 às 19h00 Desafio Intermodal  - Para comemorar a abertura da 2ª semana de mobilidade de Piracicaba será realizada, na segunda-feira, dia 17 de setembro, a segunda edição do desafio inter-modal. Uma disputa entre diferentes meios de locomoção em um trajeto cotidiano durante o horário de pico de trânsito. Para contrapor o resultado obtido na edição anterior, em 2011, a rota será oposta, com saída da Estação da Paulista às 17 horas, passagem obrigatória pela Praça José Bonifácio para simular uma ida ao banco, e chegada na ESALQ. Dentre as mais de dez modalidades, serão expostas as vantagens e dificuldades experimentadas por ciclistas, pedestres, motoristas, usuários de transporte público e portadores de necessidades especiais.
Organização: OCA, Iandé

Informações: Pedro peremb@gmail.com, Andrea andrea@iandenosso.com.br


Terça-feira 18.09
Dia do Prefeiturável de Ônibus – Neste dia, os candidatos a prefeitura de Piracicaba serão convidados a realizarem um deslocamento utilizando o Transporte Público coletivo de Piracicaba. Os candidatos serão acompanhados por câmeras do Serviço de Utilidade Pública - SUP  que farão a cobertura do evento. Os trajetos serão propostos pela organização, e a programação do evento depende da agenda dos candidatos, confira a programação  em www.mobilidadepiracicaba.blogspot.com.

Organização: Comissão organizadora da Semana de Mobilidade


Quarta-feira 19.09

Intervenção Surpresa – Fique Ligado! Na manhã de quarta-feira uma intervenção surpresa no centro de Piracicaba lhe trará novas reflexões!

Organização: Cidadãos colaboradores.  
Local: R. José Alferes Caetano OU Praça José Bonifácio OU R. Governador Pedro de Toledo

<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

8h-14h Intervenção nos Terminais de Ônibus – Durante a manhã nos terminais de ônibus metropolitano, serão coletados vídeo depoimentos e relatos dos usuários do transporte público coletivo a respeito do sistema e estruturas do Transporte Coletivo Integrado de Piracicaba.   Organização:Coletivo Piracema, SUP e Educomunicamos! Ponto de Cultura.

Informações: maricami82@gmail.com


Quinta-feira 20.09

16h – 18h00  Mesa Redonda sobre Mobilidade Urbana – Esse encontro buscará debater os desafios e perspectivas para a implementação de políticas públicas e ações voltadas a uma mobilidade urbana sustentável.
Teremos a participação de Adalberto Maluf, diretor da Fundação Clinton e da Rede C40 pra Mudanças Climáticas, para uma contextualização global da mobilidade urbana e de Toni Miotto, sociólogo e cicloativista, que abordará o uso de bicicleta e o espaço urbano.
 
Local: Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas da ESALQ, Rua Pádua Dias, 11
Organização: Imaflora e PUSP “Luiz de Queiroz”

Informações: 3429 4051 – febasso@gmail.com – adriana@imaflora.org

*Não é necessária inscrição


18h00 – Reunião Simbólica do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana –Como forma de retomar os compromissos assumidos na 1ª Semana de Mobilidade Urbana, em 2011, após a Mesa-Redonda ocorrerá a 1ª Reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Tendo como pauta a criação do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Piracicaba, e aspectos da Mobilidade Urbana no município. Venha contribuir com essa discussão, dê sua opinião!                                                      
Local : Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas da ESALQ, Rua Pádua Dias, 11
Organização: Comissão organizadora da Semana de Mobilidade

Informações: 3429 4051 – febasso@gmail.com – adriana@imaflora.org

*Não é necessária inscrição


Sexta-feira 21.09

17h – Exibição de Filmes e Documentários na ESALQ – Venha curtir um agradável fim de tarde no histórico Centro de Vivência da ESALQ. Serão exibidos e debatidos filmes e documentários sobre Mobilidade Urbana, desenvolvimento de cidades e qualidade de vida.      
local: Centro de vivência da ESALQ – R. Pádua Dias, 11, Agronomia.
Organização: PET Ecologia
Informações: dessa_carn@yahoo.com.br


Sábado 22.09

10h – Passeata do Dia Mundial sem Carro, “Mova-se com Dignidade”

Todo o dia 22 de setembro milhões de pessoas em centenas de cidades ao redor do mundo participam do “Dia Mundial sem Carro”. Esta mobilização busca gerar reflexões, debates e novas atitudes em relação ao uso intenso dos carros nas cidades.


Concentração : 9:00h em frente a Estação da Paulista
Saída:  10:00h pela Rua Governador Pedro de Toledo


Você que é pedestre, usuário de bicicleta ou transporte coletivo, participe! Você que é idoso ou portador de deficiência, participe! Você que quer buscar soluções para  a mobilidade em nossa cidade, participe! Vamos integrar Piracicaba neste grande movimento!


Ao final da passeata estão todos convidados a participar de atividades na Av. Beira Rio, em frente ao Largo dos Pescadores.

22 de Setembro. Dia Mundial sem carro: Deixe o seu na garagem!


Organização: Comissão organizadora da Semana de Mobilidade
Informações: Miriam – mirother@gmail.com  



Nenhum comentário:

Postar um comentário