terça-feira, 18 de setembro de 2012

Começou a 2a Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba!


O Desafio Intermodal realizado ontem 17h marcou o início  da 2a Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba. Diferentes modos de deslocamento realizaram o percurso da Estação da Paulista à Esalq, com uma parada obrigatória na praça José Bonifácio. Pedestres, ciclistas, patins, transporte coletivo, motocicleta, automóvel e deficiente visual foram as modalidades avaliadas esse ano. Os participantes além de demonstrar o tempo que cada modal leva no deslocamento, também ficaram atentos às dificuldades e estruturas existentes para cada modal. Na chegada foram coletados em vídeo depoimentos de cada participante, em breve divulgamos o vídeo com o compacto do Intermodal por aqui.




Confira os resultados do 2o Desafio Intermodal:

1 - Bicicleta 1: 12:20
2 - Bicicleta com 1 braço 13:30 (participante de braço quebrado)
3 - Bicicleta 2 : 15:15
4 - Moto: 16:00
5 - Correndo: 18:00
6 - Patins: 20:01
7 - Corredor (Fem): 20:22
8 - Bicicleta (Fem): 21:12
9 - Táxi: 28:27
10 - Bicicleta 3: 33:25
11 - Carro: 33:30
12 - A pé: 44:29
13 - Ônibus: 54:50
14 - Deficiente visual: 1:42:00


Chama a atenção a "vitória" novamente da Bicicleta com um tempo menor que a metade do tempo registrado pelo carro. Também, mesmo em ritmo reduzido, a bicicleta 3 completou à frente do carro. Repare que o participante a pé andando chegou 10 minutos a frente do Ônibus, mesmo com a sorte da participante Thaís de conseguir pegar um ônibus logo no início do Desafio, sem espera no ponto.

Ano passado tivemos a participação de um deficiente físico de cadeira de rodas no Desafio, teve diversas dificuldades no quesito acessibilidade durante o trajeto. Este ano tivemos a presença do Vander Soares, deficiente Visual. Vander foi o último a chegar, realizou o trecho Estação Paulista a Praça José Bonifácio a pé acompanhado de um guia. E da praça à Esalq realizou o deslocamento de Ônibus. Se pra quem dispõe de boa visão a estrutura para pedestres já se apresenta inadequada e/ou não respeitada em diversos trechos, as dificuldades que Vander registrou certamente refletem a preocupação com as estruturas de acessibilidade e suporte ao pedestre na cidade.

Fique ligado nas atividades da 2a Semana de Mobilidade de Piracicaba! Hoje está ocorrendo o Dia do Prefeiturável de Ônibus, 3 candidatos, Magno, Dilmo e Ferrato, os 2 últimos representados pelos vices, já percorreram trechos da cidade e conversaram conosco sobre a Mobilidade Urbana do município, principalmente o transporte coletivo. 2 candidatos participarão à tarde, Felício e Trindade.

O Coletivo SUP(Serviço de Utilidade Pública) acompanhará todos os candidatos, registrará em vídeo, e em breve divulgará um vídeo sobre a atividade. Publicaremos assim que divulgado o vídeo.

Amanhã, 4a feira, teremos Intervenção nos terminais de Ônibus, com coleta de vídeo depoimentos sobre o sistema e as estruturas de transporte coletivo de Piracicaba. E durante a manhã teremos uma Intervenção surpresa na R. Governador Pedro de Toledo, entre as ruas Morais de Barros, e XV de Novembro. O espaço urbano é dos carros, das pessoas, de todos? Ou vivemos um conflito intenso por espaço e não percebemos? Fique ligado e dê uma passada nesse trecho amanhã pela manhã.

Lembramos a todos da Passeata do Dia Mundial sem Carro, dia 22 de setembro. Concentração na Estação da Paulista as 9h, saída as 10h pela R. Governador Pedro de Toledo, encerramento na Rua do Porto.

MOVA-SE COM DIGNIDADE



Nenhum comentário:

Postar um comentário