terça-feira, 20 de setembro de 2011

Desafio Intermodal revela a mobilidade em Piracicaba


Com o objetivo de avaliar o custo, o tempo gasto no percurso e a emissão de CO2 na atmosfera, foi realizado na noite dessa terça-feira o I Desafio Intermodal da cidade, evento que faz parte da programação da I Semana de Mobilidade Urbana de Piracicaba. Participaram do desafio 10 modalidades diferentes: Bicicleta Esportista, Bicicleta não esportista, Pedestre Correndo, Skate, Moto, Carro, Taxi,
Pedestre andando, Ônibus + Pedestre e Cadeirante.

A principal regra do desafio era o respeito às leis de trânsito. Todos os participantes saíram às 17h30 do prédio principal da Esalq com o objetivo de chegar à Estação da Paulista. Entretanto, todos deveriam passar pela Praça José Bonifácio para registrar o tempo no nosso Posto de Controle.

Depois de 12 minutos de desafio os primeiros ciclistas chegaram à Estação da Paulista. Exaustos, porém satisfeitos, os ciclistas atletas Ricardo Lordello Filho e Frederico Domene, cravaram o tempo de 12 min 30 seg e 12 min e 40 seg, respectivamente. Em terceiro lugar, chegou o corredor Nilton José Cardoso, que realizou o trajeto em 16 min e 49 seg.
O Sr Antonio Rodrigues de Oliveira participou do desafio representando o modal bicicleta não esportista e realizou o trajeto em 16 min e 52 seg. O skatista Danilo Kazuo Takahashi Cernicchiaro levou 19 minutos para finalizar o percurso. Com o tempo de 23 minutos os corredores Lilia Pedroso Barbosa Cardoso e André Del Negro completaram o desafio.

Após todas essas modalidades não-motorizadas chegarem ao final do desafio, o primeiro veículo motorizado concluiu o trajeto. Bruno Brazil de Souza com sua moto chegou à Estação da Paulista depois de 23 min e 35 seg. Debora Furlan Rossini chegou ao final do percurso de carro meia hora após o início da atividade (30 min 35 seg). Natália Grossi saiu de taxi do prédio principal da Esalq e demorou 30 min e 55 seg para finalizar o desafio.
Leonardo Anchieta foi caminhando da Esalq até a Estação da Paulista e levou 50 min e 30 seg. Os dois desafiantes que utilizaram o transporte coletivo para realizar o desafio foram os últimos a chegar. Gustavo Casoni da Rocha utilizou o ônibus até a Praça José Bonifácio e foi a pé da Praça à Estação da Paulista, pois relatou que havia perdido o ônibus. Demorou 1 hora, 09 min e 42 seg para finalizar o desafio. A cadeirante Maria do Socorro conseguiu pegar um ônibus adaptado da Esalq até o Terminal Central de Integração. Após passar pelo Posto de Controle, teve que pegar um ônibus não-adaptado para concluir o desafio contabilizando 1 hora, 18 min e 10 seg de trajeto.

Com o termino do desafio Intermodal concluímos que existe diferentes modalidades que se deslocam na cidade. Precisamos fiscalizar, auxiliar e cobrar por melhorias nas vias, na sinalização, no transporte coletivo. Com respeito, tolerância e maior participação podemos transformar a nossa cidade num exemplo de mobilidade sustentável, viável e digna para todos.

Um comentário:

  1. Em São Paulo também rolou um desafio como esse, com resultados muito semelhantes aos de Pira:

    http://radio.estadao.com.br/audios/audio.php?idGuidSelect=D360C23F31F440A39518AC3DDE33D787

    ResponderExcluir